VIII Semana Acadêmica da Matemática – 2020

Período: 16 a 26 de novembro de 2020.

Apresentação: a SEMAT é um evento realizado anualmente na UFV – Campus Florestal e neste ano de 2020 realizaremos o evento de forma totalmente remota e online.

Contaremos com apresentação de palestras, mesa redonda, apresentação de trabalhos e oficinas que ocorrerão nos dias 16, 18, 20, 24 e 26 de novembro de 2020.
Este evento é aberto a estudantes, professores e a todos os interessados em matemática.

Este evento será transmitido em tempo real pelo recém-criado canal do Youtube do Curso de Licenciatura em Matemática da UFV – Campus Florestal.

Como acessar

A programação será exibida no Canal do Youtube do Curso de Licenciatura de Matemática.

A SEMAT

Organizada anualmente desde 2013 por estudantes do curso de licenciatura em matemática com o apoio dos docentes. Estamos em nossa 8ª edição e sempre buscamos apresentar, divulgar e debater temas relevantes na área de matemática, educação matemática e áreas correlatas.

Nossa missão é, em um primeiro momento, colocar os estudantes do curso em contato com a organização de um evento importante em suas áreas. Além disso, divulgar e promover conteúdo de alta qualidade com o fim de complementar a formação acadêmica dos alunos participantes, além de fomentar um debate acerca de temas relevantes na matemática envolvendo no debate, além dos alunos de graduação, também alunos de pós-graduação, como o Profmat do nosso Campus, alunos de outras instituições, docentes de matemática do ensino básico ao superior, bem como a comunidade em geral interessada em matemática.

O Ensino de Matemática em Tempos de Pandemia

Este foi o tema foi escolhido pelos discentes e docentes da comissão organizadora e trará de forma ampla os desafios do ensino da matemática nestes moldes em que estamos vivenciando.

O ensino da matemática sempre foi um desafio nas escolas e hoje, com a suspensão das aulas presenciais, surgiram desafios ainda maiores no ensino de uma das disciplinas mais defasadas no Brasil.

Por um lado, os desafios nos levam a criar e buscar ferramentas e metodologias de ensino alternativas, muitas vezes por vias digitais, que contrapõem o ensino padrão e tradicional da matemática. Por outro, revelam dificuldades de acesso à informação por parte dos alunos bem como a falta de infraestrutura em muitas escolas.

Contudo, este é o tema central da SEMAT, mas não exclusivo, e você pode submeter seu trabalho em qualquer área da matemática, mesmo que não esteja diretamente ligado ao tema da pandemia. Os encorajamos a submeter seu trabalho para que possamos juntos discuti-los visando a evolução da matemática de forma colaborativa.

Objetivo Geral

Oportunizar a discussão e a reflexão dos conhecimentos da área da Educação Matemática, Matemática e áreas afins, por meio de palestras, mostras, mesas-redondas e espaços de formações complementares, tais como minicursos e oficinas, aos estudantes, professores, servidores, pesquisadores e comunidade acadêmica em geral.

Objetivos Específicos

1 – Reunir estudantes, professores, pesquisadores e o público, de forma geral, com interesse e atuação na área da Educação Matemática, Matemática e áreas afins.

2 – Buscar a integração entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no curso de Licenciatura em Matemática do campus UFV – Florestal.

3 – Reunir profissionais e pesquisadores em Educação Matemática, Matemática e áreas afins, para reflexão sobre novos conhecimentos, técnicas e tendências na área.

4 – Dar visibilidade para as atividades desenvolvidas pelos professores e estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Campus UFV – Florestal.

5 – Apresentar trabalhos submetidos e aprovados em editais de fomento a pesquisa dos professores e estudantes do curso de Licenciatura em Matemática e da comunidade acadêmica em geral nas áreas de Educação Matemática, Matemática ou áreas afins.

Comissão Organizadora da VIII SEMAT
 Prof. Fernando de Souza Bastos  Coordenador Geral
 Prof. Guaraci Requena  Coordenador Geral
 Ana Carolina Santos Martins  Organizadora
 Arnaldo Joia Serpa Júnior  Organizador
 Augusto Meireles Vargas  Organizador
 Aysla Bianca Moreira  Organizadora
Filipe Fulgêncio Dias  Organizador
Gabriela Nazaro Melgaço  Organizadora
 Jéssica de Mendonça  Organizadora
 João Vítor de Oliveira Gollner  Organizador
 José Vitor Novaes Moreira  Organizador
 Mariana Renata Barbosa  Organizadora

Programação

A programação contará com palestras, mesa redonda, apresentação de trabalhos e oficinas.

Segunda-feira (16 de novembro de 2020)
 Horário Link   Atividade Ministrante
19h00min às 19h20min Youtube Abertura da VIII SEMAT Prof. Dr. Guaraci Requena

Prof. Dr. Mehran Sabeti