Mesa Redonda: O Ensido de Matemática em Tempos de Pandemia

Professoras e professores de matemática, do ensino básico ao superior, discutem o tema central da VIII SEMAT: “O Ensino de Matemática em Tempos de Pandemia”.

Sobre os participantes:

Anna Maria Amaral Costa, graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal. Leciona desde 2018 e atualmente é professora de matemática na Escola Estadual Doutor Orestes Diniz, em Betim e aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática como estudante não vinculado.

Danielle Franco Nicolau Lara, possui graduação em Matemática pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Viçosa, campus UFV-Florestal. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Algébrica Matemática. Desde 2018 atua no Programa de Residência Pedagógica da UFV – Campus Florestal.

Júlia Knupp, graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa- Campus Florestal. Pós graduada em Ensino de Matemática: Fundamental 2 e ensino médio pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atua como coordenadora de Matemática do ensino Médio Integral na E.E. Dom Bosco e professora da E.E. Ministro Alfredo Valladão.
Tem interesse na área de Educação Matemática buscando formação continuada.

Lúcia Helena dos Santos Lobato, possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte. Mestrado em Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo, com período de doutorado sanduíche realizado na North Carolina State University. Desde 2011 é professora da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal, atuando no Ensino médio, técnico e superior. Foi supervisora (2018-2019) do PIBID/UFV campus Florestal. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Viçosa, professora do Ensino Médio Federal do Colégio de Aplicação – CEDAF/UFV.

Naiara Aparecida de Faria, formou em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa- Campus Florestal em 2014. Concluiu o seu mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) na Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal. Atua como professora da rede de escolas particulares desde 2014 . Atualmente leciona para o fundamental anos iniciais, anos finais e ensino médio da rede Apogeu, unidade de Pará de Minas e na escola Municipal Professora Izaltina Mendonça Meireles, com as turmas de 8º e 9º anos.

Vinicius Junio Pereira de Oliveira, Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa, e com formação complementar em Gestão Educacional e Matemática em Diferentes Contextos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática como estudante não vinculado. Atua como professor de matemática na Help School no curso preparatório pré-técnico, como professor de aulas particulares e como professor responsável na elaboração do material didático de matemática. Tem interesse na área de Educação Matemática com ensino e aprendizagem, bem como formação de professores.