Minicursos e Oficinas

Serão oferecidos 3 (três) minicursos e 1 (uma) oficina durante o evento, ocorrendo simultaneamente. A ideia dos minicursos e da oficina é despertar a curiosidade dos participantes sobre os diferentes temas abordados. Sendo assim, não serão estipulados pré-requisitos. Veja os resumos e participe daqueles que mais aguçarem sua curiosidade. Mesmo que você não entenda toda a teoria subjacente, concentre-se nos resultados e nas aplicações. As vagas para os minicursos e para a oficina serão limitadas, respeitando a ordem de inscrição dos participantes. Bom proveito!

Minicurso 1: ENCONTRO COM A ORATÓRIA: A ARTE DE FALAR EM PÚBLICO

Profa. Iara C.S. Barroca (Letras – CAF/UFV)

6ª feira, 01/11, 09:00h, Auditório do Prédio de Laboratórios

Resumo: A proposta deste minicurso é apresentar aos alunos estratégias especiais para o auxílio na prática de falar em público. Serão abordadas técnicas que auxiliam o falante na construção de um discurso claro, objetivo, coerente e desinibido, especialmente no âmbito acadêmico, como, por exemplo, na apresentação de trabalhos orais, de palestras, de seminários, dentre outros. Propõe-se, dessa forma, dar conhecimento a estratégias que colaborem para a eficácia e a melhoria do discurso verbal. Para isso, essa atividade conta com a seguinte proposta preliminar:

  • eliminar o medo, a inibição, falar com naturalidade;
  • expressar ideias com desenvoltura, convicção e dinamismo;
  • fazer apresentações objetivas, claras e com linguagem adequada;
  • adquirir estratégias para convencer públicos difíceis;
  • impostar a voz, eliminar cacoetes e ruídos na comunicação;
  • usar projetor multimídia , flip chart, quadro branco;
  • conversar fluentemente em quaisquer circunstâncias;
  • desenvolver gestos e posturas elegantes;
  • treinar o olhar expressivo, forte e seguro;
  • criar empatia e simpatia em situações embaraçosas;
  • desenvolver habilidade de liderar;
  • falar naturalmente em pé ou sentado;
  • saber iniciar, desenvolver e concluir palestras expressivas;
  • ampliar o vocabulário e adequar a linguagem aos diversos tipos de público.
  • expandir o conceito de linguagem persuasiva.

Número máximo de participantes: 25 alunos
_____________________________________________________________________________________________

Minicurso 2: CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS NO R

Prof. Guaraci de Lima Requena (Estatística – CAF/UFV)

6ª feira, 01/11, 09:00h, Laboratório de Informática – Pavilhão de aulas B

Resumo: O software R é uma das ferramenta mais utilizadas na comunidade estatística. Mas é também uma ferramenta muito versátil para construir gráficos das mais diversas funções de uma ou duas variáveis (3D). Neste minicurso, vamos aprender como construir gráficos no R e controlar alguns de seus argumentos estéticos.

Número máximo de participantes: 30 alunos
_____________________________________________________________________________________________

Minicurso 3: Superfícies Fechadas e Polígonos Regulares

Profa. Catarina Mendes de Jesus (Departamento de Matemática – UFV/Viçosa)

6ª feira, 01/11, 09:00h, Laboratório de Matemática – Prédio de Laboratórios

Resumo: Do ponto de vista topológico, uma superfície fechada (sem bordo) pode ser obtida pela aplicação quociente (topologia quociente) sobre polígonos regulares. A imagem do bordo do polígono sobre a superfície forma um grafo mergulhado sobre a superfície. Esta aplicação quociente pode ser vista como emparelhamento de arestas dos polígonos regulares. Veremos a relação entre as superfícies orientadas e os polígonos regulares, do ponto de vista topológico da aplicação quociente.

Número máximo de participantes: 30 alunos
_____________________________________________________________________________________________

Oficina: Desafios da Matemática

Prof. Alexandre Alvarenga Rocha (Matemática – CAF/UFV)

6ª feira, 01/11, 09:00h, Laboratório de Matemática – Prédio de Laboratórios

Resumo: Entende-se aqui como Desafios da Matemática o uso de truques, mágicas e adivinhações envolvendo a Matemática. O público alvo são alunos de Licenciatura e alunos e professores da educação básica. O objetivo é apresentar ao público-alvo brincadeiras e jogos matemáticos associando o prazer e a diversão com o aprendizado da matemática.

Número máximo de participantes: 40 alunos

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados